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Geolocalização

Você quer saber mais sobre como funciona a Geolocalização do Field Control? Pois esse é o artigo ideal para você!

Ao buscar uma aplicativo de gestão de equipes de campo, sempre é enfatizada a importância da localização integrada à ferramenta. Isso se dá pois, sem a localização, são diversos os problemas enfrentados pela gestão, que acabam atrapalhando o andamento da empresa no dia a dia, como por exemplo a falta de informações concretas demonstrando onde se encontra o colaborador naquele momento, o que pode acarretar na falha de comunicação entre você e o seu cliente pois não há como informá-lo quando o colaborador chegará ou se ele já está próximo do local de serviço e até mesmo contratempos na organização do seu negócio, pois não há como se planejar de forma a encaixar, rearranjar ou traçar melhores rotas das atividades durante o dia.

O Field oferece uma solução 100% integrada ao sistema de gestão de equipes de campo: a geolocalização. Com ela é possível manter o controle de localização do colaborador. Uma das vantagens de se ter a geolocalização juntamente com a ferramenta é que você pode ter a todo momento informações sobre a localização do colaborador, independente do meio de transporte utilizado por ele ou de rastreadores à parte do Field.

Vamos conhecer um pouco mais sobre a geolocalização?

Quais são as condições para que a geolocalização funcione?

Para que a localização funcione corretamente o dispositivo do colaborador deve estar com internet ligada e funcionando e a configuração de GPS ou localização do dispositivo deve estar habilitada e funcionando.

Mapa

  • O mapa é a ferramenta utilizada para ter uma noção visual das localizações dos seus clientes e colaboradores.
Mapa

No mapa é possível ver a localização e detalhes da sua empresa, assim como dos seus colaboradores e das atividades do dia, basta clicar em cima do ícone. Clicando no ícone do colaborador por exemplo, você poderá ver o nome dele, bem como a bateria do dispositivo, as coordenadas da localização e a última atualização.

Detalhes do colaborador

Nos ícones dos colaboradores temos também os status, que são bolinhas indicando qual o status atual do colaborador. Temos 3 cores diferentes para cada status, sendo elas: verde, vermelho e cinza. Cada cor tem o seguinte significado:

Verde: representa que o colaborador está disponível e que a localização foi atualizada nos últimos 20 minutos, ou seja, se o colaborador usou o app e esteve em deslocamento ou atualizou a localização de alguma forma nos últimos 20 minutos, o status ficará verde.

Vermelha: significa que o colaborador está indisponível, ou seja, o app não foi capaz de atualizar a coordenada dentro desses 20 minutos, pois pode não ter ocorrido movimentação suficiente.

Cinza: representa que o colaborador não teve nenhuma localização registrada no dia.

Para atualizar a localização o colaborador deve andar pelo menos 10 metros. Porém quanto mais rápido o colaborador andar, essa distância de 10 metros para captar a localização aumenta, ou seja, é proporcional.

E quando é que a geolocalização é utilizada?

A geolocalização é usada:

  • Ao atualizar as coordenadas da ordem de serviço;
  • Ao iniciar uma atividade direto (sem iniciar deslocamento), iniciar o deslocamento, completar ou impedir uma atividade;
  • Ao utilizar o mapa;

E um detalhe importante sobre o funcionamento da geolocalização:

  • Quando o colaborador faz o login no app, o serviço de geolocalização é ligado;
  • Quando o colaborador faz o logout no app, o serviço de geolocalização é desligado;

Quais são as configurações do Field que refletem no funcionamento da geolocalização?

  • Em Configurações >> Sistema >> Aplicativo do colaborador existem algumas configurações que são importantes para o bom funcionamento da geolocalização. Vamos conhecê-las?
Habilitar rastreamento

Essa é a configuração Habilitar rastreamento. Quando não está habilitada, a geolocalização não é inicializada.

Enviar localização ao iniciar, completar e registrar impedimento na visita

A configuração Enviar localização ao iniciar, completar e registrar impedimento na visita, quando habilitada, tem a função de registrar a localização ao iniciar, concluir ou impedir uma atividade.

Precisão do GPS

A configuração Precisão do GPS pode ser utilizada para definir qual será a precisão da geolocalização. Ao selecionar como baixa, a precisão será pouca, deixando brechas para variações, e haverá um baixo consumo de bateria do dispositivo. Ao selecionar como média a geolocalização tem uma melhora na precisão, porém o consumo de bateria aumenta um pouco. Ao selecionar como alta a geolocalização fica bem precisa e o consumo de bateria aumenta.

Validar distância com cliente e Permitir o colaborador, com sua localização, atualizar as coordenadas do cliente

Também temos duas configurações que são possíveis graças ao rastreamento habilitado: Validar distância com cliente e Permitir o colaborador, com sua localização, atualizar as coordenadas do cliente.
Validação de distância com o cliente serve para que o colaborador só possa iniciar, concluir e registrar impedimento na visita quando estiver dentro do perímetro estabelecido. Já a configuração Permitir o colaborador, com sua localização, atualizar as coordenadas do cliente permite que ele utilize sua localização atual para atualizar as coordenadas do cliente, caso estejam desatualizadas.

Ainda está com alguma dúvida? Não se preocupe! Basta nos enviar uma mensagem no chat, e nossa equipe estará pronta para te ajudar. Clique aqui para saber como entrar em contato com o suporte.

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