Configuração da Verificação de duas etapas (MFA)
Primeiro, vamos entender o que é a autenticação multifator (MFA) e sua importância.
- A autenticação multifator (MFA) é uma etapa do processo de login de conta que exige ao usuário a inserção de informações que vão além de uma simples senha. Por exemplo, ao digitar a senha para login, a autenticação multifator pode solicitar um código que foi enviado via e-mail ou que está disponível em algum aplicativo, como o Google Authenticator ou da Microsoft.
- Dessa forma, caso seja um acesso suspeito, o sistema solicita essa validação de informação que só está disponível ao usuário (o dono real da conta) e não para um cibercriminoso, assim ele impede o acesso à conta proporcionando mais segurança aos acessos dos usuários.
- É de suma importância a segurança digital nos dias atuais, uma vez que empresas armazenam informações confidenciais online. A interação do uso de contas online é feita com diversos aplicativos, serviços e dados que são armazenados na internet. E caso haja a violação ou uso indevido dessas informações online, as consequências são gravíssimas, como invasão da sua privacidade, prejuízo financeiro e danos à sua empresa.
Mas só a senha não é o suficiente?
- Infelizmente, não. Um cibercriminoso pode descobrir as senhas e acessar suas contas online. A autenticação multifator (MFA) adiciona uma camada de segurança para prevenir que usuários não autorizados acessem contas mesmo que a senha tenha sido roubada.
E como ativar a autenticação multifator (MFA) no Field?
- Na mesma aba “Meu perfil”, terá a opção de habilitar a configuração para verificação de duas etapas, clique em “Configurar”:

- Aparecerá a tela para habilitar, clique em “Iniciar configuração“.

- Posteriormente, insira a senha utilizada para login no Field, essa também é uma medida de segurança para que o acesso seja feito pelo usuário correto. Após a inserção da senha, clique em “Continuar”.
- Para usar a autenticação multifator (MFA), é necessário baixar um aplicativo de autenticação e configurá-lo de forma simples, você terá que fornecer algumas informações da conta que utiliza no celular e seguir as etapas. Recomendamos o uso dos aplicativos “Google Authenticator – Tutorial” ou da Microsoft . Faça isso antes de prosseguir com a configuração no Field.
- Logo após o passo inicial de inserção da senha (e já realizado o download do aplicativo conforme mencionado acima), será disponibilizado um QR Code para leitura, basta abrir o aplicativo de autenticação e ir na opção para ler o QR Code e, após a leitura, sua conta será cadastrada automaticamente no aplicativo.
- Também temos disponível a opção de copiar e colar a chave de configuração no aplicativo de autenticação descrita na tela caso não consiga realizar a leitura do QR Code e ocorrerá o mesmo processo do cadastro da sua conta de forma automática.
- Dessa forma, sempre que precisar consultar os códigos de autenticação, basta entrar no aplicativo como o Google Authenticator ou Microsoft e clicar na conta correspondente à plataforma Field Control que será disponibilizado o código para inserção no login.
E atenção: não compartilhe esta chave com outras pessoas.
- Após a realização desse processo, retorne à tela do Field e clique em “Continuar”.

- Após a leitura do QR Code ou inserção da chave de configuração, digite o código que aparecerá na tela do aplicativo de validação instalado e clique em “Continuar”.

- Se o código estiver incorreto, aparecerá a mensagem na tela para aguardar 30 segundos para tentar novamente:

- Feito isso, insira novamente a senha utilizada para login no Field, lembrando que é mais uma medida de segurança. Após a inserção, clique em “Continuar”.
- Posteriormente, aparecerá uma tela com os códigos de reserva disponíveis para cópia e/ou download e clique em “Continuar”.

- Dessa forma, a configuração de autenticação será habilitada e basta clicar em “Finalizar”.

- Na aba “Meu perfil” terão alterações nas opções, portanto você poderá editar essas configurações de autenticação e visualizar os códigos reservas gerados:
Editar configuração
- Ao clicar em “Editar configuração”, abrirá a tela com a opção de “configurar novamente” ou “Desabilitar configuração” (que foi efetuada anteriormente):

- Se optar por “Configurar novamente”, inicia-se o processo de configuração desde o início, conforme demonstrado neste artigo.
Quando configurar novamente?
- Quando houver a troca do aparelho celular ou ocorrer a remoção do aplicativo de autenticação, nesse caso, terá que realizar o download e instalação novamente;
Se optar por “Desabilitar configuração”:
- Abrirá a tela de validação com as opções de “Desabilitar” ou “Manter configuração”:

- Caso a escolha seja “Desabilitar”, insira novamente a senha utilizada para login no Field e clique em “Continuar”:
- E a configuração será desabilitada, conforme confirmação, clique em “Finalizar”:

Consultar códigos de reserva
- Em “Ver códigos de reserva”, insira novamente a senha utilizada no login da Field e clique em “Continuar”:

- Posteriormente, abrirá a tela com os códigos de reserva, se houver algum código riscado, significa que já foi utilizado. Você pode copiar, baixar ou gerar novos códigos de reserva

Quando posso gerar mais códigos?
- Com a correria e excesso de informações diariamente, é comum não lembrar sempre dos locais de armazenamento dos seus dados, seja no celular ou no computador.
- Portanto, caso tenha esquecido de baixar ou não se recorda do local onde salvou os seus códigos gerados anteriormente, o Field disponibiliza a opção para gerar novos códigos, dessa forma, você consegue ter um novo documento para salvar e utilizar.
- Para gerar novos códigos, clique em “Gerar novos códigos”:

- Após essa ação, novos códigos serão gerados. Clique em “Copiar códigos” ou “Baixar códigos”.
- Os códigos gerados anteriormente e que não foram utilizados serão descartados
- E depois, clique em “Finalizar”:

Login após habilitar a autenticação multifator (MFA)
- Na tela de login, após habilitar o MFA, insira o email:

- Insira a senha de login no Field:

- Posteriormente será solicitado a inserção do código de autenticação (para acessá-lo, basta abrir o aplicativo de autenticação):

- Caso esteja incorreto, aparecerá a mensagem na tela de “Código incorreto”:

- Se optar por inserir o código reserva, clique em “códigos de reserva”:

- Se optar por retornar e digitar o código de autenticação, clique em “aplicativo de autenticação”, dessa forma, retornará para a tela de inserção do código de autenticação do aplicativo novamente:

- Caso o gestor tenha criado um acesso para você e ainda não houve alteração de senha, será preciso alterar a senha que foi inserida pelo gestor temporariamente
- Esse mesmo processo ocorre quando o usuário solicita “Recuperação de senha” no login do Field.
Login com conta de terceiros (Google, Microsoft, etc.)
- Para logins com contas de terceiros, não há necessidade de ativar o MFA no Field, basta habilitar essa autenticação de segurança diretamente nas configurações da conta Google ou Microsoft.