Como lidar com manutenções preventivas ou atividades que se repetem em intervalos definidos.
Motivação
Muitas empresas que usam o Field Control realizam manutenções ou atendimentos que se repetem em intervalos definidos. Um exemplo disso são empresas de climatização que realizam manutenções preventivas mensais em ares-condicionados ou aquecedores.
Objetivo
As atividades recorrentes no Field Control tem como objetivo realizar o planejamento dos atendimentos recorrentes e automatizar a gestão dos serviços, reduzindo assim o trabalho repetitivo para cadastrar as atividades.
Como funciona?
- Passo 1: para cadastrar ou editar uma recorrência basta, no menu à esquerda do painel do Gestor, seguir em Atividades >> Recorrências

- Passo 2: será exibida a lista das recorrências cadastradas. É possível criar uma nova atividade recorrente clicando no botão ” + “

- Passo 3: na primeira aba faça as configurações básicas de uma atividade recorrente:

Configurações básicas
- Cliente: é o cliente que receberá o serviço;
- Serviço: é o tipo de atividade que será executado para aquele cliente, por exemplo “Manutenção preventiva”;
- Colaborador: é o colaborador que irá executar a atividade. Geralmente empresas preferem que o mesmo colaborador faça as manutenções preventivas para gerar um relacionamento mais próximo com o cliente;
- Informações para ordem de serviço: são as informações que o técnico receberá no celular como descrição da atividade;
Configurações do intervalo de repetição
- Início e término: determinam o tempo de vigência da atividade recorrente, geralmente contratos de manutenção possuem prazo, mas também é possível criar uma atividade recorrente sem data para término;
- Repete: é o intervalo de repetição, que pode ser diariamente, semanalmente ou mensalmente. É possível combinar esse valor com o campo “a cada” configurando assim o intervalo de repetição.
- Ocorrências: são das datas previstas para uma atividade recorrente.
- Caso a opção “Não considerar agendamentos em finais de semana” for habilitada, ocorrências que caírem em um final de semana serão adiadas para o próximo dia da semana.
Segunda aba (Ocorrências)
Nessa aba é possível simular as datas das próximas atividades:

Nessa seção, é possível alterar uma data de um atendimento e o colaborador que irá executar o serviço.
As ocorrências são simuladas para os próximos 90 dias e as atividades serão criadas automaticamente pelo Field Control 30 dias antes da data do agendamento da ocorrência. É possível gerar de forma manual a manutenção, somente selecionar os 3 pontinhos da ocorrência em status “Aguardando” e “+” Criar atividade”, sendo possível também editar caso já esteja agendada, em andamento ou concluída.
- Abaixo segue um vídeo mostrando na prática como a recorrência funciona:
E ai? Tudo certo para automatizar sua gestão de manutenções preventivas?
Ainda está com alguma dúvida? Não se preocupe! Basta nos enviar uma mensagem no chat, e nossa equipe estará pronta para te ajudar. Clique aqui para saber como entrar em contato com o suporte.