Você quer saber mais sobre como funciona a Geolocalização do Field? Pois esse é o artigo ideal para você!

Ao buscar uma aplicativo de gestão de equipes de campo, sempre é enfatizada a importância da localização integrada à ferramenta. Isso se dá pois, sem a localização, são diversos os problemas enfrentados pela gestão, que acabam atrapalhando o andamento da empresa no dia a dia, como por exemplo a falta de informações concretas demonstrando onde se encontra o colaborador naquele momento, o que pode acarretar na falha de comunicação entre você e o seu cliente pois não há como informá-lo quando o colaborador chegará ou se ele já está próximo do local de serviço e até mesmo contratempos na organização do seu negócio, pois não há como se planejar de forma a encaixar, rearranjar ou traçar melhores rotas das atividades durante o dia.

O Field oferece uma solução 100% integrada ao sistema de gestão de equipes de campo: a geolocalização. Com ela é possível manter o controle de localização do colaborador. Uma das vantagens de se ter a geolocalização juntamente com a ferramenta é que você pode ter a todo momento informações sobre a localização do colaborador, independente do meio de transporte utilizado por ele ou de rastreadores à parte do Field.

Vamos conhecer um pouco mais sobre a geolocalização?

Quais são as condições para que a geolocalização funcione?

Para que a localização funcione corretamente o dispositivo do colaborador deve estar com internet ligada e funcionando e a configuração de GPS ou localização do dispositivo deve estar habilitada e funcionando.

Mapa

O mapa é a ferramenta utilizada para ter uma noção visual das localizações dos seus clientes e colaboradores.

Mapa

No mapa é possível ver a localização e detalhes da sua empresa, assim como dos seus colaboradores e das atividades do dia, basta clicar em cima do ícone. Clicando no ícone do colaborador por exemplo, você poderá ver o nome dele, bem como a bateria do dispositivo, as coordenadas da localização e a última atualização.

Detalhes do colaborador

Nos ícones dos colaboradores temos também os status, que são bolinhas indicando qual o status atual do colaborador. Temos 3 cores diferentes para cada status, sendo elas: verde, vermelho e cinza. Cada cor tem o seguinte significado:

Verde: representa que o colaborador está disponível e que a localização foi atualizada nos últimos 20 minutos, ou seja, se o colaborador usou o app e esteve em deslocamento ou atualizou a localização de alguma forma nos últimos 20 minutos, o status ficará verde.

Vermelha: significa que o colaborador está indisponível, ou seja, o app não foi capaz de atualizar a coordenada dentro desses 20 minutos, pois pode não ter ocorrido movimentação suficiente.

Cinza: representa que o colaborador não teve nenhuma localização registrada no dia.

Para atualizar a localização o colaborador deve andar pelo menos 10 metros. Porém quanto mais rápido o colaborador andar, essa distância de 10 metros para captar a localização aumenta, ou seja, é proporcional.

E quando é que a geolocalização é utilizada?

A geolocalização é usada:

Ao atualizar as coordenadas da ordem de serviço;
Ao iniciar uma atividade direto (sem iniciar deslocamento), iniciar o deslocamento, completar ou impedir uma atividade;
Ao utilizar o mapa;

E um detalhe importante sobre o funcionamento da geolocalização:
Quando o colaborador faz o login no app, o serviço de geolocalização é ligado;
Quando o colaborador faz o logout no app, o serviço de geolocalização é desligado;

Quais são as configurações do Field que refletem no funcionamento da geolocalização?

Em Configurações >> Sistema >> Aplicativo do colaborador existem algumas configurações que são importantes para o bom funcionamento da geolocalização. Vamos conhecê-las?

Habilitar rastreamento

Essa é a configuração Habilitar rastreamento. Quando não está habilitada, a geolocalização não é inicializada.

Enviar localização ao iniciar, completar e registrar impedimento na visita

A configuração Enviar localização ao iniciar, completar e registrar impedimento na visita, quando habilitada, tem a função de registrar a localização ao iniciar, concluir ou impedir uma atividade.

Precisão do GPS

A configuração Precisão do GPS pode ser utilizada para definir qual será a precisão da geolocalização. Ao selecionar como baixa, a precisão será pouca, deixando brechas para variações, e haverá um baixo consumo de bateria do dispositivo. Ao selecionar como média a geolocalização tem uma melhora na precisão, porém o consumo de bateria aumenta um pouco. Ao selecionar como alta a geolocalização fica bem precisa e o consumo de bateria aumenta.

Validar distância com cliente e Permitir o colaborador, com sua localização, atualizar as coordenadas do cliente

Também temos duas configurações que são possíveis graças ao rastreamento habilitado: Validar distância com cliente e Permitir o colaborador, com sua localização, atualizar as coordenadas do cliente.
A Validação de distância com o cliente serve para que o colaborador só possa iniciar, concluir e registrar impedimento na visita quando estiver dentro do perímetro estabelecido. Já a configuração Permitir o colaborador, com sua localização, atualizar as coordenadas do cliente permite que ele utilize sua localização atual para atualizar as coordenadas do cliente, caso estejam desatualizadas.
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